quinta-feira, 7 de março de 2013

Vestindo calça jeans, bebendo Coca-Cola, escutando rap



Vestindo calça jeans, bebendo Coca-Cola, escutando rap

Por Samuel P. Huntington


Uma argumentação equivocada feita hoje em dia é a de que a disseminação da cultura pop e dos bens de consumo ao redor do mundo representa o triunfo da civilização ocidental. Em algum ponto do Oriente Médio, uma meia dúzia de rapazes bem poderia estar vestindo calça jeans, bebendo Coca-Cola, escutando rap e, entre suas reverência na direção de Meca, estar montando uma bomba para explodir um avião comercial americano (este texto foi escrito cinco anos antes do 11 de setembro de 2001, ou seja, quase profético, quase, pois Huntington não imaginava que a bomba seriam os próprios aviões).
Somente a arrogância ingênua pode levar os ocidentais a pressupor que os não-ocidentais ficaram “ocidentalizados” por adquirirem artigos ocidentais. O que explicaria, portanto, o sucesso das produções de Hollywood? Quase 90 por cento dos filmes mais vistos no mundo são americanos. Isso é reflexo da universalidade do interesse humano por amor, sexo, violência, mistério, heroísmo e riqueza. Entretanto, há pouca ou nenhuma prova que apóie o pressuposto de que o surgimento das comunicações de escala global produza uma convergência de atitudes e crenças.
As comunicações são importantes manifestações do poderio Ocidental. Contudo, a hegemonia ocidental estimula políticos populistas em sociedades não-ocidentais a condenar o imperialismo cultural e convocar o povo a preservar a integridade da cultura local.


Trecho adaptado de O choque de civilizações – Samuel P. Huntington – Objetiva – p. 68-9


Leia neste blog: Norte-americano, americano ou estadunidense? http://geopesca.blogspot.com.br/2012/02/norte-americano-estadunidense-ou.html

Bill Medley - "He ain't heavy he's my brother"



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