segunda-feira, 4 de março de 2013

A ascensão do Ocidente e a violência organizada


A ascensão do Ocidente e a violência organizada


Por Samuel P. Huntington


Como Geoffrey Parker assinalou, “numa larga media 'a ascensão do Ocidente' dependeu do uso da força, do fato de que o equilíbrio militar entre os europeus e seus adversários no ultramar estava se inclinando de forma constante em favor dos europeus; a chave para o sucesso dos ocidentais para criarem entre os séculos XVI e XVIII, os primeiros impérios realmente globais dependeu dos avanços na capacidade de empreender a guerra”.
A expansão do Ocidente também foi facilitada pela superioridade de suas tropas em organização, disciplina e treinamento e, posteriormente, por armas, meios de transporte, logística e serviços médicos superiores como consequência de sua liderança na chamada Revolução Industrial.
O Ocidente conquistou o mundo não pela superioridade de suas ideias, valores ou religião, mas sim por sua superioridade em aplicar a violência organizada. Os ocidentais frequentemente se esquecem disso, mas os não-ocidentais jamas esquecerão.


Trecho adaptado de O choque de civilizações – Samuel P. Huntington – Objetiva – p. 58-9


Mais sobre geopolítica, poder e religião em outro post deste blog: http://geopesca.blogspot.com.br/2012/03/geopolitica-poder-e-religiao.html

Civil War - Guns n' Roses

Nenhum comentário:

Postar um comentário