quinta-feira, 3 de maio de 2012

Faces do Subdesenvolvimento


Classificar os países subdesenvolvidos não é algo tão fácil. Trata-se de um grupo muito heterogêneo de nações. Desta forma, surgem outras designações, como países em desenvolvimento, países emergentes, países exportadores de matérias-primas, países de industrialização tardia, países de substituição de importações, países plataformas de exportação, países não-alinhados, países do terceiro mundo, países do sul e países periféricos. Logo, fica claro que o termo “subdesenvolvido” explica pouca coisa diante às enormes diferenças existentes entre os países “não-ricos”.
Uma coisa importante a ser considerada é o fato de que tais países não optaram estar nesta situação. Há um conjunto de fatores interligados, uma complexa rede de interesses que explica  o subdesenvolvimento caso a caso, país a país, a situação que os coloca à margem do atual processo de globalização e na periferia do sistema capitalista.
Entre estes, podemos citar os antigos pactos coloniais, a forma de expansão e atuação das potências mercantilistas europeias nos séculos XV a XVIII, o domínio dos grandes impérios europeus do século XIX, o jogo de interesses da DIT (Divisão Internacional do Trabalho) no século XX, a expansão das transnacionais e seu domínio das novas tecnologias de produção, além é claro dos fatores comuns inerentes aos países de desenvolvimento socioeconômico insatisfatório, a saber, corrupção, desigualdade social e concentração de renda.
Leia também neste Blog: Crônica do Subdesenvolvido
"...queremos saber o que vão fazer com as novas invenções...queremos viver confiantes no futuro..."

Queremos Saber (Gilberto Gil) - Interpretação de Cássia Eller



Nenhum comentário:

Postar um comentário