sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Crônica do Subdesenvolvido

Eu já fui rico. Na verdade eu não sabia que era rico, pois não conhecia a pobreza. Eu era livre, mas também não tinha ideia do que era a liberdade, pois não conhecia o que era a colonização.
Então fui apresentado à exploração. Com tempo eu subsidiei e financiei uma tal de revolução industrial. Travaram-se guerras sangrentas pela minha riqueza. Dominação econômica, tecnológica, colonial e neocolonial; tantas palavras estranhas!
Depois de um tempo eu virei alguém com independência política. Ah! A liberdade. Mas, afirmaram que eu pertencia a um outro mundo, um tal de terceiro. Passaram algumas décadas e decidiram que este não era um nome apropriado para o meu mundo.
Diagnosticaram uma doença chamada de economia primário- exportadora. Mas pelo menos eu era independente. Pouco importa minha dívida impagável, pois pra me curar do mal que me fizeram, cobraram juros pesados, mas sou independente.
Não apenas independente, mas analfabeto e doente. Sou inchado, cheio de gente, desempregado, subempregado. E a culpa, pasmem, é minha! Arrumaram-me um programa de recuperação, como era o nome mesmo, ah, lembrei, neoliberalismo. Mas fiquei incrivelmente pior.
Poxa, desculpe aí, não me apresentei. Meu nome? Nem sei. Agora me chamam de PAÍS SUBDESENVOLVIDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário